sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Sergipanidade #1: Música.

Oi, gente! 

Hoje, 24 de outubro, é comemorado o dia da Sergipanidade. Um dia muito especial para os sergipanos, assim como eu, para relembrarmos a nossa cultura e principalmente de onde viemos. Em comemoração a esse dia, inauguro a nova coluna do blog chamada Sergipanidade, onde uma vez por mês falarei dos encantos, da música e da literatura do meu estado e da minha cidade. 

Para inaugurar a coluna, vamos falar de algo que todo mundo gosta: MÚSICA! 

O cenário musical sergipano é bem vasto e muito eclético, do contrário de que todo mundo pensa, tem gente aqui que não curte forró ou arrocha ou algo parecido com isso, muito embora, esse estilo faça parte da nossa identidade. Existem algumas bandas que estão mais para o cenário alternativo e para o rock, algumas são até conhecidas no Brasil e no mundo, como banda Java e Alapada, ambas chegaram a ter um sucesso considerável no país.

Vamos conhecer algumas bandas daqui?


1. NaurÊa 



Formada em novembro de 2001, em Aracaju, a NaurÊa toca basicamente o que chama de Sambaião. Como o nome já sugere, uma mistura de samba e baião. A banda recebe informação musical de várias partes do Brasil e do mundo: das batidas populares do universo negro de Laranjeiras ao costarriquenho Reggaeton; da música pouco convencional de Tom Zé às melodias de Cubae do Leste Europeu; das guitarras "caribenhas" do Pará ao apelo do R&B e do Hip Hop. A idéia, muito mais do que fazer mistura, é mostrar as potencialidades do forró, é ter uma sonoridade própria com um sotaque local.

   

2. Maria Scombona 

Formada por Henrique Teles (voz e composições), Saulo Ferreira (guitarras), Robson Souza (baixo) e Rafael Jr. (bateria), a Maria Scombona é uma criação do compositor Henrique Teles que reuniu amigos e criou a banda para lançar ao mundo uma banda que misturasse suas letras que refletiam suas viagens estéticas, à personalidade, percepção, musicalidade e inventividade dos músicos que o acompanhavam. Todos os experimentos contribuíram para a sonoridade da Maria Scombona hoje.

 


3. The Baggios 




The Baggios é uma banda brasileira de blues-rock, formada em São Cristóvão no ano de 2004. A banda é formada por dois integrantes: atualmente Julio Andrade (guitarra e voz) e Gabriel Carvalho (bateria). Mistura ritmos tradicionais, como o blues, passando pelo rock sessentista e ao garage rock.


 

4. Coutto Orchestra 




Formada em 2010, a micro-big-band faz a fusão da cultura dj com as diversas melodias e fanfarras mundo afora, absorve e traz para casa os cantos e ritmos tradicionais e pops como o tango, a cumbia, o balkan, as valsas, as marchas, o house e o jazz manouche e leva para o mundo o maracatu de brejão, a taieira, a marujada e o forró, para executar um caldeirão sonoro o qual entitula Eletrofanfarra.


 


5. Plástico Lunar 


Plástico Lunar? É, isso mesmo. Banda de rock que impressiona por fabricar uma música rica, que já beijou o blues e abraçou o progressivo, oscila entre a psicodelia e a Black music e vem se destacando em Aracaju por produzir um som sem afetação dos ritmos regionalistas, mas sim, antes de qualquer rótulo, é autenticamente uma banda de Rock’n Roll. A Plástico Lunar é formada por Daniel Torres (Vocais e Guitarra), Plástico Jr. (vocais e baixo), Leo Airplane (teclados), Júlio Andrade (Guitarras) e Marcos Odara (bateria).


   


Claro que existem outras bandas e cantores muito bons, mas ainda terei oportunidade de falar sobre eles. 

Espero que tenham gostado da coluna nova e viva Sergipe!

Fontes das biografias: Wikipédia, CouttoOrchestra Toque no Brasil, Infonet, Plástico Lunar Toque no Brasil. 

Image and video hosting by TinyPic

2 comentários:

  1. Só senti falta de Patrícia Polayne! Tá que ela não nasceu aqui, mas ela mesmo se considera sergipana por ter sido criada aqui e aqui ser berço da música incrível dela.

    E tem Cabedal também!

    ResponderExcluir
  2. Amoreeeeeeeeeeeeeeeeee, finalmente voltei ao mundo dos blogs e vou vim sempre aqui te visitar!!!
    Visite meu blog tb coisa chata

    www.meninadisorte.blogspot.com.br

    bjuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir