quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Amizade

Ontem à noite eu estava conversando com uma amiga e acabei desabafando com ela (sempre sobra pra ele, desculpa Fada) sobre essa coisa de amizade. A gente fica se perguntando até onde vai, se vai ou se foi de alguma forma.

Eu achei que iniciei o ano com pé direito, mas, discorrido doze dias desde o final de 2010, passei a sentir algumas pernas. No finalzinho no ano passado uma pessoa muito querida se foi, não no sentido de morrer, mas ela se foi da minha vida, sem pedir e sem dizer adeus. Eu tentei ser forte para aguentar o tombo, afinal de contas ele dizia que eu era a melhor amiga dele e embora tivéssemos nossos momentos, ele era praticamente um irmão para mim. Não considerei válidos os motivos dele, mas mesmo assim permiti que isso acontecesse, por quê? Por que não dá para virar um jogo aos 49 do segundo tempo. Mas, porque resolvi falar sobre isso agora... Por que só agora doeu, mas, por incrível que pareça a dor não foi causada pela perda dele e sim por outras que por hora são mais importantes.

Daí eu comecei a pensar na seguinte frase: E quando um amigo se torna um mero conhecido?! Ah! Sim, isso é possível, pessoas que antes você passava horas conversando, agora não passa de um simples “Olá, tudo bem” e respostas monossilábicas e evasivas.

É muito ruim não fazer parte da vida deles (não como fofoqueira), no entanto, como amiga conselheira, que está presente nas conquistas e vitórias como também nas derrotas e nas frustrações.

Sou o tipo de amiga chiclete velho... Chata, grudenta e todas as “qualidades” do chiclete velho, mas quando desgruda... Dói, machuca e me deixa para baixo. Eu amo meus amigos, mas não sei se disser que os amo o tempo todo significará algo no futuro, acho que amor é algo mais que palavras, são atos, aqueles pequenos atos que fazem a diferença na vida das pessoas que com certeza no futuro eles irão lembrar, eu sou assim... Ou pelo menos achava que era.

E depois que nota que perdeu ou está prestes a perde, faço o possível para reaproximar, para ser como antes, mas ser como antes não existe até porque você não consegue daí eu penso se um dia houve amizade.

Talvez a culpa tenha sido realmente minha e unicamente minha, sou um ser humano estranho e cheio de manias e quando vejo que essas coisas estão acontecendo, ao invés de tentar reverter à situação no início me afasto... Não tente entender por que isso acontece, nem eu mesma sei. Ou talvez tenha sido apenas o tempo. 

Eu costumava de dizer a um amigo muito próximo que o tempo é capaz de acabar com a amizade mais sólida. Por quê? Simples... O tempo passa, muda, as pessoas mudam, as pessoas crescem, trabalham, estudam, criam laços, formam famílias... E daí tempo para os amigos? Só aquele final de semana (meia horinha junto para tomar uma cerveja ou um refrigerante) ou dez minutos no telefone... E vai esfriando... Depois só restaram as fotos e os fatos e os momentos felizes que viveram juntos (clichê)

Enfim, esse post não para os meus novos amigos, eu espero um dia não ter que escrever isso para vocês, mas para aqueles que perdi e se um dia eu chegar a recuperar... Espero ser bem vinda de volta. E pensando bem, acho que perdi o dom de fazer amizades. 

PS: Isaque não adianta, nunca vou explorar os textos devidamente. Desculpa rs

6 comentários:

  1. Esse negócio das amizades é complicado. Mas acho que isso é acontece em qualquer tipo de relacionamento humano. Seja ele afeitvo, familiar, enfim...
    As pessoas mudam e, intrínseco a isso, está a distância. Fazer o quê?
    É triste mas é fato.

    ResponderExcluir
  2. Chega uma hora que cada um segue o seu caminho. Felizmente ou infelizmente. =D

    ResponderExcluir
  3. Eu já disse que não aceito desculpas e sim sorrisos u.u Mas deixa só te dizer que:

    "And I know that we have had sometimes
    That we can't forget the struggle
    Cause we have so far to go.
    I know we have changed but,
    Change can be so good
    So let's not forget why it's understood that…

    Time,
    Look where we are
    And what we've been through.
    Time,
    Sharin' our dreams.
    Time,
    It goes on and on everyday, baby
    Time is what it is come what may."

    =)

    ResponderExcluir
  4. "A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixa cativar", já dizia o Antoine. Eu comecei a entender isso há um tempinho. E descobri que esse "chorar" pode acontecer a qualquer momento, com qualquer amigo, em qualquer intensidade e por qualquer motivo. Eu sempre tive essa de ser a chiclete, sabe? Conselheira e tudo o mais. Quando eu cheguei pela primeira vez no ridículo "oi-oi-tchau-tchau", foi com um amigo que eu considerava um irmão mesmo. E foi tudo por causa de um desentendimento besta. Eu ainda me sinto mal por isso, mas a gente tem que levar como experiência e seguir em frente, né? Ou não, sei lá. Sou imatura e inexperiente. Mas isso de superar é muito relativo. Já vi em um lugar que com as porradas que a gente toma não adianta tentar aprender. Que é com porrada que a gente escreve melhor, bebe melhor e faz amigos melhor. Nunca pense que desaprendeu a fazer amizades. Não tem nem como isso. E mesmo que tivesse perdido o dom, você tem aquela coisa que deixa todo mundo com vontade de ser seu amigo. Nem que quisesse tu ia perder isso. Fica bem e ♥.

    ResponderExcluir
  5. Cah, baby, eu entendo perfeitamente o que vc sente e/ou está passando, tanto que até me emocionei... nem sei o que escrever aqui nesse momento, só espero que do mesmo jeito que o tempo levou que o tempo traga de volta, fofa! =) BjOOO! =*

    ResponderExcluir
  6. Hmm..talvez vc se culpe por algo q ñ é da culpa de ngm..qntas vezes EU me afastei, nao só de vc, mas do mundo? acaba que mesmo sem querer, todos somos um pouqquinho assim entende? Não se culpe, pq se realmente tiver que voltar a ter aquela amizade, ela voltará.. amizade é amor q nunca morre, lembra? outros virão.. e a vida é assim.. já me culpei mto por me afastar de pessoas q REALMENTE me amavam, ja me culpei mt pelas escolhas erradas que fiz,..mas hoje tenho ctza de uma unica coisa, a nossa amizade em especial nunca morreu..mesmo com todas as merdas q eu fiz hahaha.. acho q isso basta pra vc saber q NEM sempre é culpa sua! Te amo demaiiiiiiiiis

    ResponderExcluir