domingo, 3 de abril de 2011

Perdoe a si mesmo...

Hoje, durante uma reunião muito especial na Igreja, um homem o qual não me recordo o nome agora estava discursando e eu não estava prestando atenção em seu discurso até que uma única frase fez com que eu, finalmente, passasse a dar ouvidos ao que ele dizia.

A frase era: Perdoe a si mesmo.

Depois de um tempo fiquei meditando – até tomei nota no celular – e perguntei a minha amiga que estava sentada do meu lado exatamente isso: “Como você sabe que perdoou a si mesmo?” Quais os sentimentos característicos disto? Pedi para que ela não respondesse naquele momento e um pouco antes de terminar a reunião, ela chegou bem perto do meu ouvido e disse: “É quando você consegue seguir em frente com consciência limpa que não está deixando lá atrás”. Bom, é uma definição válida, afinal a gente sempre faz isso... A gente sempre segue em frente e nem sempre com a consciência limpa.

“E quando você continua seguindo em frente, mas com um peso enorme no coração?” foi a pergunta que fiz a ela logo em seguida. A resposta dela foi a mais sábia: “É porque você provavelmente deixou algo lá atrás”.

Diante da resposta dela, eu fechei meus olhos e pensei em algumas atitudes passadas e descobri que eu nunca perdoei a mim mesma.

Perdoar a si mesmo é a maior dádiva que alguém pode ter, antes mesmo que perdoar ou ser perdoado por alguém. Muitas vezes a gente comente erros e passamos a vida toda em busca do perdão e enfim, o conseguimos, mas mesmo assim, é como se o mundo estivesse nas suas costas, é como se o peso da sua cruz fosse tão grande que a única vontade que dá é de tirá-la das suas costas e sair andando.

É ai quando você fecha os olhos e vê que deixou algo incerto no passado; é ai que começa o processo talvez mais doloroso do que buscar o perdão de outra pessoa; é ai que você trilha um caminho em busca do seu próprio perdão.

Perdoar a si mesmo é amar a si mesmo, é respeitar seus limites, é respeitar a si mesmo. É procurar buscar sempre o melhor de nós para nós e para os outros.

Perdoar a si mesmo é ser forte, é se tornar forte...

O caminho para se buscar o próprio perdão é o mais doloroso, por que você não vê maneiras de não se culpar e às vezes, quando a gente encontra esse caminho, pode ser tarde demais.

Eu aprendi hoje que, não importa o quão perdoado você esteja, seja por Deus, seja por seu vizinho, seja por sua mãe, seu pai, não importa! Isso tudo não é válido quando você não tem a coragem de perdoar a você mesmo, tudo isso não é válido quando você não descobre que a culpa não foi sua.

Perdoar a si mesmo não é uma tarefa fácil, é tão ou mais difícil do que perdoar os outros ou correr atrás do perdão, mas a paz que a se deve sentir quanto consegue é tão abençoada quanto todas as outras.

Acho que, as pessoas que conseguem esse perdão são mais felizes, sorriem mais, vivem mais e comete menos erros. As pessoas que conseguem esse perdão podem seguir em frente com a “consciência limpa” e eu não sou uma delas.

Eu cometi muitos erros, muita injustiça com pessoas que não mereciam e provavelmente elas me perdoaram, mas eu nunca soube o que é não ter um peso nas costas depois disso.

Nunca me perdoei por muita coisa e pior do que isso é saber que talvez, eu nunca consiga.

Ana Caroline, aquela que resolveu aprender a perdoar a si mesma.

7 comentários:

  1. Cah! Que texto lindo =')

    Engraçado vc falar sobre perdão. Este fim de semana é o fim de semana do perdão pra mim... então, seu texto me ajuda a relfeltir sobre o que venho vivendo.

    Acho que vou aproeitar essa onda boa e vou me predispor a aprender a perdoar também! :)

    Beijos e obrigada por compartilhar este ensinamento tão bonito :)

    ResponderExcluir
  2. Perdoar a si mesmo é evoluir e permitir o próprio crescimento.
    =D

    ResponderExcluir
  3. Longe que estou de ser um teólogo, arrisco-me a dizer que se há um ponto de convergência entre as religiões, ou pelo menos entre as cristãs, esse ponto é a importância do perdão.
    Sua ideia de perdoar a si mesma insere-se na lógica que diz que não é possível fazer nada por outro sem ser capaz de fazer o mesmo por si próprio. Assim, amor próprio, autoconfiança e outras coisas são fundamentais pra quem quer amar e confiar no outro. Dessa forma, sendo o perdão fundamental no crescimento individual, torna-se mister perdoar a si mesmo, pelos argumentos tão válidos que você já citou.
    Não vou encher linguiça, o texto está ótimo e diz o que precisa ser dito com muito mais elegância do que esse meu breve comentário insosso.
    Parabéns =)

    ResponderExcluir
  4. Nossa, bem intimista esse texto. Tipo, fazer um balanço do que a gente perdoou de si mesmo. Um ato de coragem, porque a resposta pode nem sempre ser o que a gente realmente queria né? Gostei.

    ResponderExcluir
  5. Interessante esse post aparecer agora, porque justamente hoje começa a Semana de Penitência e Reconciliação na Igreja que eu frequento. Ela é dedicada a reconhecer os nossos erros e pedir perdão por nossas falhas.

    Sabemos que o certo é perdoar, mesmo que seja difícil. Muitas vezes desculpamos as pessoas só da boca pra fora e não com o coração. E o verdadeiro perdão é completo, algo quase impossível para a maioria dos seres humanos.

    Pensando assim, perdoar a si mesmo deveria ser um pouco mais fácil. Mas, pelo contrário, é tão difícil quanto. Afinal, nós costumamos nos castigar até mesmo pelo que não fizemos de fato. Tomamos para nós os erros dos outros, imaginando que o que eles nos fizeram foi culpa nossa também.

    Portanto, ainda temos muito que aprender nesse sentido. Com certeza, se conseguirmos nos perdoar, seremos muito mais felizes!

    Beijos,

    Lissandra.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, profundo o texto. Mas é a mais pura verdade, quando cometemos erros, a gente sempre pede para Deus nos perdoar, quando na verdade a gente tinha que se perdoar primeiro.

    Vamos nos perdoar!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Belo texto e profundo. Concordo, devemos nos perdoar, para seguimos em frente, por mais q seja dificil a gente tem sempre q tentar. O perdão alivia e nos liberta, confesso q tenho muita dificuldade em relação a isso, tbm tenho muitas coisas q não me perdoei. Acho q primeiro a gente tem q acreditar para começar a tentar. Então acredita q vc vai conseguir,pois eu pelo menos sempre tento crer q vou consegui me perdoar.

    ResponderExcluir