sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

[RESENHA] As Crônicas de Nárnia - VPA!

Image and video hosting by TinyPic

SPOILLERS! SPOILLERS! SPOILLERS! SPOILLERS! 

Finalmente depois de quase um mês de estréia peguei carona no Peregrino da Alvorada e o que dizer? Falando com “olhar” de fã simplesmente amei! Filme perfeito me emocionou bastante e até meu amigo que estava um pouco duvidoso sobre ele se emocionou muito e tenho que dizer que perdi duas mascotes esses ano. O primeiro foi Dobby e agora Ripchip! Doeu muito vê-lo partir, mas aquele pequeno herói de coração enorme merecia.

Eustáquio e Rip.
Adorei a forma de como a amizade que cresceu entre Eustáquio e Rip foi explorada. O rato encorajando o pequeno garoto incrédulo na forma de dragão foi de arrancar lágrimas de qualquer “durão” e levando em consideração que o ator Will Poulter foi realmente incrível no filme, mas isso falarei na parte “técnica” que será na próxima linha.

Agora vamos falar da parte técnica. Ok! Eu não sou nenhuma mestre em cinema, nem tampouco cinéfila de carteirinha, mas acho que sei o suficiente para saber que a FOX exagerou em algumas coisas e não explorou alguns pontos como devia.

Começando por essa obsessão de Lucia em se tornar Suzana. Tudo bem que a garota está crescendo, os hormônios estão à flor da pele, claro que ela quer namoradinhos, chamar atenção e tudo mais, porém, a Fox simplesmente deixou a garota tão obcecada em ser a irmã que por um momento me perguntei onde estava aquela doce Lúcia que conheci em O Leão, o guarda-roupa e a Feiticeira. 

Esperei um pouco mais na Ilha dos Tontopoles, achei que o comecinho foi um tanto mal explorado pelos roteiristas, mas no fim alcançou o objetivo; Senti falta de Ramandu (acho que todo mundo sentiu) e me senti em Percy Jackson quando eles criaram uma história paralela ao que acontecia realmente, quem viu e leu PJ sabe do que estou falando, mas ainda assim foi válida.

Algo realmente muito válido foi a inclusão da batalha (que não tem no livro) na Ilha Negra, onde os pesadelos de Edmundo se tornaram reais, na verdade os pesadelos de todos ou quase todos. Colocar Eustáquio como salvador da Pátria foi tudo! Achei tudo mesmo, porque aposto que todo mundo o detestou inicialmente!

Não vou falar mais nada do filme porque senão vou soltar spoiler demais, mas vou ressaltar a parte de Eustáquio como dragão e sua volta como ser humano com ajuda de Aslam. Chorei. Eu já tinha me emocionado muito no livro com essa parte e quando vi ali toda bem feitinha, chorei feito criança mesmo.

Os atores foram ótimos como sempre, (meninas o que é Ben Barnes e Skandar Keynes?), Skandar cresceu e ficou lindo, quanto ao Ben eu nem comento! Porque ele estava mesmo muito lindo. Ah e o surpreendente Will Poulter, incrível como Eustáquio! Se o personagem era super chato no livro, no filme no ator soube muito bem interpretar magistralmente o papel.

A produção do filme foi ótima e a trilha sonora é um sonho de beleza! E em termos de divulgação cá entre nós (grito dos desesperados) APRENDE WARNER (Fãs de HP entendem)! Sempre quis dizer isso, mas a divulgação de Nárnia no Brasil foi simplesmente incrível! Trailler por cima de trailler, promoções, cinemas dando brindes e tudo mais, invejável.

E uma coisa que sempre me chamou atenção e talvez seja o fato que me prende mais a Narnia é a lição de fé que o filme trás. Não é apenas uma questão cristã, embora o filme seja praticamente uma referência ao cristianismo, mas é mais uma questão de Fé, de aprendizado e Amor e confiança... É com certeza uma das maiores lições que tiramos como fãs da série, como fãs de Lewis e é uma lição que vou levar sempre.

Mas, adaptação é sempre uma adaptação, e em suma o filme é muito bom – eu vi em 2D – vale a pena ser visto mais vezes e vale a pena cada lágrima derramada. Quem não viu, veja! E quem já viu, vale à pena ir lá e conferir de novo.

5 comentários:

  1. Só esqueci de mencionar a não participação dos personagens anteriores. Suzana e outra pessoa q me foge o nome. Mas tá bacana!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que bom que vc tá falando desse filme. Coincidentemente eu o vi nessa quarta e achei completamente maravilhoso...

    Eu não li os livros[ainda] mas a magia que Nárnia trás é tão bonita e encantadora que parece que longos filmes passam em 10 minutos.

    O final, sobre o reino de Aslam, foi genial e lindo!

    E a amizade de Rip com Eustáquio, ficou sem noção de emocionante.

    As comparações cristãs ficaram delicadas e bem feitas, aprovado! É dificil fazer comparações e mexer com a fé das pessoas sem que elas notem tão claramente.

    Enfim, já to fazendo uma crítica em cima da crítica!

    ResponderExcluir
  3. Nesse filme, eles quiseram tornar os personagens mais humanos e menos românticos, por isso a Lucy foi mostrada como alguém que também tem suas "fraquezas". Amei ter aparecido a Susan e o Peter. *-* Mesmo que bem rápido. A transformação do dragão em menino: O QUE FOI AQUILO!!! Mais lindo do que eu poderia imaginar que seria. SEMPRE que vejo essa cena, não tenho como não me emocionar. A primeira vez que vi o filme, tava de olho cheio do começo ao fim. Nas outras vezes, eu me emocionava sempre que o Aslam aparecia, nessa cena da transformação e no final. E sim, Will Pouter tava mais que perfeito. Adorei ele ter passado mais tempo como dragão, como uma forma de mostrar a mudança gradativa dele. E a amizade dele com o Ripchip também foi bem legal (fiquei com vontade de ter um Ripchip pra mim... hehe). Sobre os Tontópodes, achei que seria mais engraçado. Adorei a aparição da Jadis, nos pensamentos do Edmund. Adoro aquela atriz e seria bem legal vê-la interpretando a feiticeira verde, no próximo filme. E é incrível como todas as falas do Aslam são profundas. Como sempre a dublagem ficou horrível. As menos ruins foram a do Ripchip e a do Aslam (muito embora a voz do Liam Neeson toca o coração da gente, e a voz do dublador em português, que não sei quem é, era bonita, mas não era tão gostosa de ouvir quanto a original.)

    Bem, é isso... Quase uma resenha da resenha.
    Ficamos à espera de Cadeira de Prata.


    Ahh, falar nisso adorei mencionarem a Jill Pole. E aquele finalzinho da porta fechando foi perfeito. A cena de finalização de LFGR e PC não me agradaram tanto. E as imagens do livro, coloridas, nos créditos também tavam lindas.

    ResponderExcluir
  4. Eu simplesmente adoro as crônicas de nárnia, eu ainda não li os livros (doida pra ler rsrs) e assisti só os primeiros filmes ,estou com muita curiosidade para assitir o terceiro. Eu tbm não entendo muito de cinema, mas eu amei os filmes pois passam uma mensagem muito bonita.

    ResponderExcluir
  5. Eu li o livro e vi o filme, realmente existem bastante diferenças entre eles, os roteristas até que não foram mal, mas deveriam ter se baseado um pouco mais nos fatos do livro. Senti falta do governador Gumpas das ilhas solitárias e de Ramandu, tabém não gostei muito da forma como o lorde Bern foi encontrado no filme, no livro foi melhor.
    Bem, apesar destas coisa, gostei muito do filme e, sem dúvida do livro. Espero que no próximo filme O Sobrino do Mago, a Fox capriche mais, certamente será bom. Viva nárnia!!!

    ResponderExcluir